Pedagogia Montessori
Permitir à criança formar seu próprio conhecimento é também uma prerrogativa da escola montessoriana. Para a fundadora da escola, a italiana Maria Montessori, as crianças são talentosas, curiosas e criativas quando trabalham com algo que prende seu interesse e que elas mesmas escolheram explorar. Os professores devem ser guias que ajudam o aluno a aprender como aprender por si só, estimulando-o a desenvolver seu potencial humano. O espaço escolar deve ser o “reino da criança”, onde ela tem autonomia para agir e responsabilidades com que arcar. Desta forma, a proposta montessoriana é que a criança aprenda a viver em comunidade, de modo maduro, ajudando os menores, guardando os brinquedos depois de brincar, limpando o que sujar, sabendo esperar, respeitando e sendo respeitada. A sala de aula montessoriana é um pequeno “meio ambiente” com o máximo de recursos possível, pois acredita-se que a criança constrói seu conhecimento por meio da percepção, explorando e manipulando objetos com liberdade, trabalhando sozinha ou em grupo, sem prejudicar os outros nem estragar nada, e devolvendo o material que estiver usando ao seu devido lugar após finalizar seu trabalho.
por Eduardo Viana
Maria Montessori (1870-1952), nasceu na Itália. Formada em medicina, direcionou a carreira para a psiquiatria e logo se interessou por crianças deficientes.Devido sua formação médica teve fortes influências positivistas, acreditava na experiência sensível externa que dá ao homem o progresso da inteligência, para que ele possa deixar de egoísmo e viver também para os outros.
Para ela a educação deve ser efetivada em etapas gradativas, respeitando a fase de desenvolvimento da criança, através de um processo de observação e dedução constante, feito pelo professor sobre o aluno. Na sua visão a criança é pré-disponibilizada para aprender mesmo sem a ajuda do alheio. Segundo Montessori , na sala de aula o professor é uma espécie de orientador que ajuda a direcionar o indivíduo no seu desenvolvimento espontâneo, para que o mesmo não desvie do caminho traçado, assegurando a livre expressão do seu ser, sua exigência com o professor era: RESPEITO À CRIANÇA.
O educador educa através de ATITUDES, que servem como apoio/referencial para criança. Isso mostra sua preocupação com o bem-estar e social da criança e também com o aspecto prático da educação. Ainda segundo ela, a criança aprende mexendo-se (aprendizagem-movimento) num ambiente previamente preparado. Sua escola foi totalmente adaptada para atender as necessidades da criança, favorecendo a independência do aluno.
DESCOBRIR O MUNDO PELO TOQUE
Maria Montessori defendia que o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que os pequenos exploram e decodificam o mundo ao seu redor. Muitos dos exercícios desenvolvidos pela educadora objetivam chamar a atenção dos alunos para as propriedades dos objetos (tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro, barulho). Ela desenvolveu os materiais didáticos, objetos simples, mas muito atraentes, e projetados para provocar o raciocínio. Há materiais pensados para auxiliar todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem.
Exemplos desses materiais: blocos maciços de madeira para encaixe de cilindros, blocos de madeira agrupados em três sistemas, encaixes geométricos, material das cores, barras com segmentos coloridos vermelho/azul, algarismos em lixa, blocos lógicos, material dourado, cuisenaire, ábaco, dominó, etc.
adaptado de http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/
Centrada numa postura psicológica sensorial, a base de seu trabalho se dava através de estímulos externos, determinados e orientados para cada objetivo a ser desenvolvido, da forma seguinte:
1 – Educação básica – feita através de tabelinhas de diferentes qualidades, pesando 24, 18, 12 gramas.
2 – Educação estereognóstica – reconhecimento de objetos pelos sentidos musculares e táteis, através de exercícios feitos com os olhos fechados.
3 – Educação do olfato e do paladar – exercícios muito simples: são apresentadas varias substâncias diferentes as quais as crianças cheiram ou provam, com os olhos vendados para identificá-las.
4 – Educação táctil e térmica – consiste em desenvolver as habilidades pelo tato, a agilidade, noções de higiene, sensibilidade do calor, sentidos térmicos e táteis. Para isso utilizavam-se materiais de diferentes superfícies, tecidos diferentes, tigelas cheios de água em temperaturas diferentes.
5 – Educação da vista – tem como objetivo conduzir a criança a observar e perceber distâncias e cores, utilizando os seguinte materiais: caixas com cartões, encaixes sólidos, objetos de diferentes tamanhos e espessuras.
6 – Educação do ouvido – realizada através de exercícios que servem para a aquisição da linguagem treinando a atenção e reconhecimento dos sons, utilizando apitos, caixinhas cheias de material diferentes e campainhas. Com educação do ouvido, cria-se um introdução para a iniciação musical, gestual e de atitudes.
7 – Lição do silêncio – em que as crianças são levadas a observar ruídos – desde o voar de uma abelha até o barulho percebido num parque.
Tais exercícios têm como objetivo fazer com que a criança ganhe concentração e disciplina.
Todos os exercícios motivadores são praticados com material aconselhável para educação dos sentidos.
Alguns desses materiais são auto-didáticos, isto é, possibilitam à criança, ao trabalhar com eles, observar seus próprios erros .
Uma das maiores contribuições de Montessori é seu material dourado, usado para auxiliar o ensino e aprendizagem do sistema de números decimais e operações fundamentais.
No ensino tradicional as crianças “dominam” os algarismos a partir de treinos cansativos, mas não compreendem o que estão fazendo. Com o Material dourado as crianças passam a ter uma imagem concreta facilitando a compreensão desenvolvendo um raciocínio e aprendizado mais agradável.
Os Materiais montessorianos
1 – Material das contas – destinado a representar os números sob forma geométrica. As unidades são representadas por pequenas contas amarelas; a dezena (ou número 10) é formada por uma barra de 10 contas enfiadas num arame bem duro. É repetida 10 vezes em 10 outras barras ligadas entre si que formam o quadrado de dez somando o total de cem.
2 – Material dourado – constituído por cubinhos, barras, placas e cubão. O cubo é formado por 10 placas, a placa é formada por 10 barras e a barra é formada por 10 cubinhos. Esse material é feito de madeira.
Adaptado de http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/84/39/
Vantagens
A fase mais visada é de 0 a 06 anos, na qual, segundo Montessori, se formavam a inteligência e o complexo das faculdades psíquicas. De 03 a 06 anos, a criança conquista conscientemente seu meio ambiente; assim, um ambiente preparado permite à criança fazer escolhas e responsabilizar-se por sua própria aprendizagem, aprendendo a compartilhar e a esperar.
Muitas das técnicas são possíveis de serem realizadas em casa.
Desvantagens
Os materiais são caros. Mas podem ser confeccionados se houver conhecimento do material original.
Informações (em inglês)
http://homepage.mac.com/montessoriworld/mwei/montessori/index.html
Aonde encontrar os materiais para download:
http://www.ux1.eiu.edu/~cfsjy/mts/_link.htm
http://www.montessorimaterials.org/index.htm
Estudei em escola Montessoriana, a PRIMA – Escola Montessori de São Paulo, durante 15 anos da minha vida (de 1 ano de idade até o fim da oitava série: a escola não possui ensino médio) e sou completamente adepto dos princípios montessorianos.
Se sou quem sou, devo muito disso à minha escola… revolucionária…
Peço licensa para reproduzir este texto no meu blogue… para fazer um tributo a este sistema de ensino tão legal…
Agora, com a minha filha Nara Rosa, fico na dúvida se vou colocá-la em uma escola Montessoriana ou Antroposófica, que conheci mais recentemente mas que também me encantou muito.
Abração
Gabi Dread
Olá!
Tenho um filho com 13 anos, portador de síndrome de Down e se podemos categorizar, em grau muito leve. Ele está 6° ano da Escola Pueri Domus, na unidade da Rua Verbo Divino (SP). Estou precisando mudá-lo de escola, pois ter 35 crianças em uma sala de aula não deu certo, além da falta de preparo dos professores e indicaram-me o método montessoriano. Informei-me a respeito e julguei ser adequado a ele.
Moro na região do Morumbi. Será que alguém poderia indicar-ma alguma escola próxima? Recomendaram-me a Prima, porém, é distante de casa.
Muito obrigada,
Cássia Navarro
(11) 9619-4238
Cassia,
EU não conheço nada em São Paulo, mas uma opção é ligar na escola que te indicaram e pedir a informação para eles. EScreva aqui depois contando sua visão do método e da escola.
Abs
Ana
Olá Cassia,
você já viu esse site que te passo abaixo? Tem uma lista com emails e fones de várias escolas que fazem inclusão. A lista foi feita por uma mãe (que dá seu email). Vi que tem, sim, escolas no Morumbi:
http://saci.org.br/?modulo=akemi¶metro=1951
Boa sorte,
Rosângela
Minha primeira experiência como professora foi na Escola Bosque a qual adotava o sistema Montessoriano.Trabalhei durante cinco anos nesta escola e todas as demais que trabalhei sempre foi desta linha pedagógica.tenho certeza que é o único método que leva o indivíduo a crescer de forma integral já que o que mais se exige através da linha e do silêncio é a normalização tanto do professor.
Hoje se preza na maioria das escolas outra linha pedagógica que ao meu ver não tem contribuído em nada ou quase nada para a formação integral do aluno.
Aconselho todos a procurar escolas Montessorianas.Sou apaixonada pelo método e não só como professora mas como mãe,pude ver excelentes resultados.
Gostaria de saber para que serve a caixa de fuso de motessori
Mariana
A caixa de fusos serve para relacionar quantidade/símbolo de zero a nove. As caixas possuem divisões numeradas e os “fusos” devem ser contados e colocados na divisão correspondente. É um material de contagem.
Se restar alguma dúvida pode me contatar.
Um abraço
Edimara
[…] A escolha da escola: pedagogia Montessori dezembro, 2008 7 comentários […]
Tenho um filho de 4 anos,esta em uma escola desde os 2 anos,
ele tem dificuldade em se relacionar,nao brica com criancas da mesma idade, nao tem confianca nas pessoas.
Fas tratamento com fono e psicologa, me indicaram escola com metodologia montessoriana pesquisei na internet gostei muito, estive visitando uma aqui perto de onde moro na mooca o metodo de ensino como ja havia dito e muito bacana, mas nao gostei do espaco da escola ache a sala de aulo pouco arejada, espaco pequeno, fiquei muito chateada antes de ir conhecer a escola ahei que estivesse achado a escola e a metodologia certa para meu filho que pena!
A metodologia eu encontrei a escola ainda nao, se alguem conhecer e puder me ajudar agradeco.
A escola que visitei foi Instituto pedagogico Maria Montessori.
Obrigada
Rosana, bom dia!
Por acaso encontrei este site e, por acaso li sua impressão da escola – confesso que tive o mesmo sentimento quando a visitei, mas como gostei do método e atendimento, resolvi arriscar – meus 2 filhos estão lá, o mais velho entrou em jan/09 com quase 3 anos, e posso lhe afirmar que foi o melhor q fiz para eles! Conheço outras pessoas que tiveram os filhos lá desde pequenos e já estão em outras escolas, pois lá não tem o ensino médio e ninguém reclamou! Acho q vale a pena dar uma chance ou mesmo fazer um período de experiência, as professoras são ótimas e muito carinhosas – vejo a diferença dos meus filhos para outros com a mesma idade, são mais ativos, mais concentrados…..converse com a diretora e tente uma adaptação! se quiser mais detalhes, me manda um e-mail!
boa sorte
Valéria
Olá pessoal,
visitei uma escola Montessoriana (para minha filha de 1,5 ano) e achei que o método oferece inúmeras vantagens. Até então, só conhecia a escola Waldorf no âmbito das alternativas. Restou uma dúvida, que talvez vocês com mais experiência possam me explicar. A disciplina enquanto valor importante para o método Montessoriano não acaba se sobrepondo ao lado lúdico e criativo da criança? Pode ser que se acabe incentivando uma independência individualista e um estilo de vida pragmático de mais? São receios de mãe, fico muito grata se alguém tiver uma opinião que queira compartilhar!
Caroline
Boa noite.Tenho uma amiga, a qual tem uma filha com déficit de aprendizado, comentei com ela sobre o método Montessoriano, ela se interessou, gostaria de saber se em Atibaia, ou numa cidade próxima de lá, tem alguma escola com este método de ensino?
A filha dela tem 9 anos, é muito inteligente, mas não consegue ler nem escrever, atualmente tem tido problemas para se relacionar com os amiguinhos, devido a discriminação que sofre por parte deles, por não compreenderem suas dificuldades em aprender.
Obrigada.
Vera Ragonha
Olá, estive fazendo uma pesquisa sobre como trabalhar com os materiais montessorianos, pois sou professora e sempre trabalhalhei em escolas tradicionais e a pouco tempo tive a honra de ser convidada a trabalhar em uma escola Montessoriana, mais são tantas novidade que preciso aprender, pois acredito na proposta da escola e quero dar o meu melhor, sou de Aparecidade de Goiânia, GO a escola que trabalho é Escola Casa Verde, o que não falta lá são espaços e as salas tem paredes invisiveis. Estou com a educação infantil e gostaria se possivel que me indica-se um site que me auxilia-se a trabalhar com os materiais montessorianos, as caixas de tamanhos diferentes, os alfabetos e os numerais moveis, as barras de tamanhos diferentes… Gostaria de saber os objetivos destas atividades, e sugestões de atividades que estimulem o uso e aprendizagem. Vejo que muitas crianças não trabalham mais com alguns materiais, pois percebi que os mesmo cairam na rotina, gostaria de variações. Viram que minhas duvidas são muitas e se possivel gostaria que me ajudassem, encontrei neste blog amantes da escola montessoriana, e percebi que o carinho em ajudar de cada um até dos visitantes. Então se puderem me ajudar agradeço de montão. Beijos e desde já agradeço o carinho.
Érica Caroline
ericacaroline_22@hotmail.com
ericarte.artesanatos@gmail.com
Alguém recomenda o Colégio Sion Batel em Curitiba? Gostei da metodologia montessoriana, mas fiquei em dúvida quanto aos resultados práticos como redação e resultados em exames a serem enfrentados no fim da vida escolar (enem, vestibular). Obrigada.
Olá!
Celia L. MIani se você puder coloque o contato da Escola Bosque.
Ainda é Montessoriana?
Betannie Morais.
[…] A outra vantagem da caixa sensorial é de limitar o espaço/área da brincadeira (e da bagunça). Não da para brincar de fazenda, utilizando milho, feijão e serragem e deixar a brincadeira rolar solta no meio da sala. Além do que a criança aprende a ter noção e limitação do espaço, do dentro e fora. “Maria Montessori defendia que o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que os pequenos exploram e decodificam o mundo ao seu redor. Muitos dos exercícios desenvolvidos pela educadora objetivam chamar a atenção dos alunos para as propriedades dos objetos (tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro, barulho).” Materna […]
Tenho um casal de filhos que estudaram do jardim até a 8ª série, sob este método, hoje já são formados em direito na UFSC.